quinta-feira, 22 de março de 2012

Educação integral

Escola usa jogo de xadrez para melhorar ensino da matemática

Quarta-feira, 21 de março de 2012 - 16:31
Educação integral: Escola usa jogo de xadrez para melhorar ensino da matemáticaUm tabuleiro de xadrez com 13,7 metros quadrados, de rocha basáltica, colado no piso do pátio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bairro Carvalho, na cidade de Cachoeira do Sul (RS), foi a forma que a direção escolheu para receber os estudantes no início do ano letivo. Ao invés de madeira, as peças do jogo – rei, dama, bispo, torre, cavalo e peão – foram confeccionadas em papel e coladas em garrafas plásticas.

Poder jogar xadrez no recreio, antes do início das aulas e também nas atividades de educação física é o que encanta os estudantes, segundo a diretora da escola, Paula Cristina Langbecker. Foi para incentivar o gosto pelo xadrez que a diretora e a professora de educação física Nereida Fagundes Domingues criaram e instalaram o super tabuleiro durante as férias.

Nessa escola, 100 dos 293 alunos estão na educação integral e 85% deles são residentes no bairro Cristo Rei, cortado por rios e frequentemente castigado por enchentes. Segundo a diretora, dada a carência da população desse bairro, a maioria recebe recursos do programa Bolsa Família e são prioritários na definição dos atendidos pelo programa Mais Educação.

Escolha – O alto índice de reprovação em matemática foi o fator determinante para que o jogo de xadrez entrasse na escola. Foi nas aulas de educação física da professora Nereida Domingues que a experiência começou. Segundo Paula Langbecker, a partir da iniciativa de Nereida e dos resultados obtidos, a escola desenvolveu uma metodologia para uso do xadrez na alfabetização matemática e no letramento, que está sendo aplicada desde 2009. Hoje, o jogo está no currículo da escola.

Para atender os 293 alunos, a Bairro Carvalho tem 20 tabuleiros de tamanho oficial, nas salas de aula, além do jogo digital nos computadores da escola. Os ganhos foram observados na melhora do raciocínio, da concentração e da atenção dos estudantes em todas as disciplinas, diz a diretora.

Além do xadrez, os alunos da educação integral terão neste ano aulas de letramento e matemática e oficinas de jornal, horta e futsal. A escola também precisa contratar um monitor para ampliar a oferta do xadrez. O início das atividades da educação integral, porém, depende da chegada de uma merendeira, prometida pela secretaria estadual de Educação. A escola tem duas merendeiras que atendem os 293 alunos nos dois turnos, mas para a educação integral precisa de mais uma, explica a diretora.

Paula Langbecker tem licenciatura em educação artística, trabalha na Escola Bairro Carvalho há 11,5 anos, sendo quatro anos na direção. Todos os professores dos anos finais do ensino fundamental têm licenciatura, e dos anos iniciais, magistério de nível médio.

Adesão – Neste ano, a educação integral será oferecida a estudantes de 30 mil escolas públicas do ensino fundamental urbanas e do campo, das 27 unidades da Federação. Para alcançar essa cifra, o Ministério da Educação conta com as 14,9 mil unidades que já estavam no programa em 2011 e com a adesão de 15 mil novas escolas.

De acordo com a diretora de currículos e educação integral da Secretaria de Educação Básica do MEC, Jaqueline Moll, como a adesão das escolas ao programa é voluntária, o ministério pré-selecionou 28,4 mil unidades e espera ter a adesão de, pelo menos, 10 mil escolas urbanas e 5 mil do campo. O objetivo é ter no Mais Educação 30 mil escolas e subir dos 2,8 milhões de estudantes para 5 milhões. O investimento do governo federal nesse conjunto de escolas será de R$ 1,4 bilhão em 2012.

Dados da diretoria de currículos e educação integral coletados até está quarta-feira, 21, mostram que ainda estão disponíveis 4,2 mil vagas para escolas urbanas e do campo. O prazo de adesão foi ampliado para até 15 de abril. As escolas pré-selecionadas devem informar o número de alunos a serem atendidos, as atividades que vão desenvolver, o número de monitores que serão necessários, entre outros dados.

Serviço - Os diretores e coordenadores que tiverem dúvidas ou dificuldades para preencher as informações no Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec) podem pedir esclarecimentos pelos telefones (61) 2022-9175, 2022-9176, 2022-9174, 2022-9184, 2022-9211, 2022-9212 e 2022-9181, ou por correioEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. eletrônico.

Ionice Lorenzoni

Conheça o Programa Mais Educação

Confira a relação de escolas urbanas pré-selecionadas para 2012

Confira a tabela das escolas do campo pré-selecionadas para 2012

Brasileiro é escolhido melhor professor do ano de todo condado de Miami-Dade

Direto de Miami, Entrevistas, Miami | 09:17
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Alexandre Lopes com as crianças do programa de inclusão que criou na escola Carol City Elementary, em Miami. Foto de Carla Guarilha.
Um brasileiro está fazendo história nos EUA com um projeto de inclusão em escolas: Alexadre Lopes recebeu o prêmio de Melhor Professor do Ano de Miami-Dade.
Ele foi escolhido entre 24 mil professores de todas as escolas públicas do condado.  O processo de seleção é longo e incorpora diversos aspectos do professor, fora e dentro da sala de aula, desde o seu método de ensino à filosofia e politica educacional.
“É um orgulho, uma honra muito, muito grande deles terem escolhido neste país um brasileiro nascido e criado no Brasil”, diz ele.   “Foi um processo intenso de seleção.  “Não foi só pré-escola, não foi só no departamento de crianças especiais, não foi só entre os latinos.  Eu competi em termos de igualdade com todos os professores daqui”.
Lopes ganhou um Toyota novinho, US$5.500 e uma bolsa de estudos na Nova University – que ele abriu mão pois já está cursando o doutorado na Florida International University.
Lopes com seu novo Toyota. Foto de Carla Guarilha.
Mas para ele, o mais importante foi receber o troféu, que simboliza o reconhecimento do seu trabalho. E as homenagens não param. Hoje, Alexandre vai receber uma homenagem de Bárbara J. Jordan, representante de um dos condados de Miami-Dade.
Troféu de Melhor Professor do Ano. Cortesia Alexandre Lopes.
Alexandre Lopes na sala de aula. Foto de Carla Guarilha.
“Levou um bom tempo para conseguir o respeito pelo que eu faço, e acho que foi muito importante ganhar esse titulo, não só por mim mas, por todos os outros professores que trabalham na pré-escola”, diz Lopes emocionado.
(...)
Seu programa de inclusão é composto de dois grupos diários de 12 crianças, de 3 a 5 anos – um de manhã e outro no inicio da tarde. Em cada grupo, há oito que exibem desenvolvimento regular da idade e quatro com algum tipo de desordem que compromete o desenvolvimento, como, por exemplo, o autismo.
“As crianças com autismo estão integradas a um ambiente onde elas tem a capacidade de interagir socialmente com crianças fora do espectro autista”, diz ele. “É uma sala de aula normal, onde temos alunos com autismo e alunos sem autismo.  Não são diferenciados em absolutamente nada”.
Lopes com um dos alunos. Foto de Carla Guarilha.
Numa rotina extremamente bem estruturada, Lopes, apaixonado pela música – e um estudioso de piano desde cedo, usa a sonoridade e a melodia como técnicas de ensino – na comunicação, compreensão e aprendizado de palavras e respeito mútuo.
Na hora que entram na sala de aula, as crianças dão as mãos e formam uma roda, cantando, “we are glad you are here.  Hello to you and me” (“estamos felizes por estarem aqui. Olá para você e para mim”), fazendo com que todos se sintam bem-vindos e unidos.  Lopes usa tambores e canções para ensinar conceitos, como tolerância e o controle emocional: “When you are mad, take a deep breath and relax” (“quando está bravo, respira fundo e relaxa”).  (Veja vídeo no fim da coluna.)
“O que enfatizamos aqui, que de repente não é tão enfatizado em outras salas de aula, — mas que na minha opinião deveria ser enfatizado em todos os lugares — é o ensino da interação social: como lidar com uma pessoa, pegar sua atenção, olhar no olho daquela pessoa, chamá-la pelo nome”, diz o carioca, que atribui parte do seu sucesso ao fato de ser brasileiro – não só pela sua musicalidade mas pela forma que se relaciona com as pessoas.
Foto de Carla Guarilha.
“Eu acho que faço com que cada um se sinta especial, e isso é importante”, diz ele.  “Eu acho que o brasileiro tem isso, quando quer, de realmente mostrar ao mundo do que ele é capaz”.(...)

DICA:  Alexandre adora correr ao ar livre e comer asinhas de frango no Wilton Wings em Fort Lauderdale, favorito dos locais.  Telefone: 954-462-9696.  Endereço: 1428 NE 4 Ave., Fort Lauderdale, FL  33304.

Assista ao video de Alexandre Lopes com um de seus grupos de inclusão:

Alexandre Lopes, brasileiro radicado em Miami, é escolhido melhor professor do ano de todo condado de Miami-Dade. from Chris Delboni on Vimeo.

Oficinas - NTE/VR, abril/2012

 Maiores informações: blogdontevr

Exposição itinerante - agora em Volta Redonda, no Aterrado, até 25 de março/2012


Vale fazer uma visita!

(Dicas da Vera Gama) -
Novos endereços muito bons para trabalhar com os alunos:
Babylon - www1.uol.com.br/babylon
Este programa traduz mais de 3 milhões de palavras e expressões em inglês para português, espanhol, alemão, francês, italiano, holandês, inglês, japonês, chinês tradicional, chinês simplificado ou hebraico. Você pode fazer uma consulta online ou instalar o programa em seu computador PC. Ele funciona para páginas Web e em qualquer aplicativo do Windows. Se instalar o programa no micro, basta um clique do mouse em qualquer palavra de sua tela para saber a tradução.
O Brasileirinho - www.obrasileirinho.org.br
Prevenção ao uso das drogas para crianças.

Cinema para Todos

Educação 









Notícias


 15/03/2012 - 17:18h - Atualizado em 21/03/2012 - 10:59h
Inscrições abertas para oficinas videointeratividade

O "Cinema Para Todos" é um Programa do plano estratégico do Governo do Estado do Rio de Janeiro e uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e da Secretaria de Estado de Educação em parceria com o ICEM – Instituto Cultura Em Movimento, visando estimular e democratizar o acesso dos alunos da rede estadual de ensino às salas de cinema.

As oficinas são voltadas para alunos e professores do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos das unidades escolares da rede estadual localizadas nos 27 municípios onde o Cinema Para Todos atua*.

O objetivo das Oficinas Videointeratividade é introduzir a prática da produção audiovisual na escola, ampliando a sensibilidade estética e o poder de comunicação de jovens e educadores. O conhecimento adquirido durante as Oficinas será contextualizado à prática pedagógica da unidade escolar.
Serão selecionadas 03 (três) unidades escolares de cada município. Segue, abaixo, o passo a passo para inscrição e participação:
1) Cada unidade escolar poderá participar com 8 (oito) alunos e 01 (um) professor;
2) A inscrição na Oficina é responsabilidade do professor, sendo necessária a autorização do diretor e sua concordância com o regulamento em anexo;
3) Os interessados responderão ao questionário (vide abaixo) e o enviarão para o e-mail oficinas@pragaconexoes.com  até o prazo máximo de 16 de abril de 2012;
4) Dentre as 03 (três) unidades selecionadas em cada município será elegida uma para sediar a Oficina VideoInteratividade;
5) A Oficina VideoInteratividade tem carga horária de 40 horas, dividida ao longo de duas semanas, sendo 4 (quatro) horas diárias de 2ª à 6ª feira;
6) Os participantes receberão materiais didáticos – Apostila do programa, Livro e DVDs – e serão acompanhados à distância pela equipe das Oficinas até o final do presente ano letivo;
7) Durante a Oficina VideoInteratividade cada Unidade Escolar produzirá um vídeo de curta duração sobre temática de seu interesse, que posteriormente será disponibilizado ao público, pelo site do Cinema Para Todos (www.cinemaparatodos.rj.gov.br);
8) Os vídeos produzidos participarão de um concurso de premiação no mesmo site, e serão enviados a festivais de cinema no Brasil ao longo do ano.
Entre os resultados esperados pelas Oficinas VideoInteratividade, destacam-se:
• Desenvolvimento da habilidade de expressão dos alunos, em particular na linguagem audiovisual;
• Utilização da produção audiovisual como ferramenta do professor no processo ensino-aprendizado;
• Desenvolvimento da visão critica dos alunos em relação ao que consomem dos meios de comunicação;
• Participação mais ativa dos alunos na vida cultural da cidade e da escola;
• Realização de outros vídeos sobre/para a escola e a comunidade.
Em curso desde 2010, mais de 450 estudantes e 80 educadores já passaram pelas Oficinas - confira os vídeos realizados e depoimento dos participantes (clique aqui).

Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Bom Jardim, Bom Jesus de Itabapoana, Búzios, Cabo Frio, Campos, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaperuna, Macaé, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.
Acesse aqui os links do Formulário e do Regulamento.
http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=825450