Jogo: Evite 100 erros comuns na língua portuguesa
Blog destinado a expor ideias, projetos, eventos e ações realizados pelos alunos e para os alunos da escola.
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Sites e blogs educacionais
sites interessantes- (mais da Vera Gama)
www.redespecial.org.br/site
www.juliosantos.com.br/website/conteudo
Estes sites são voltados tanto para aluno como professores. Encontramos planos de aulas, métodos usados com crianças do ensino infantil até o ensino fundamental.
Vale visitar!
(Dicas da Vera Gama) -
Novos endereços muito bons para trabalhar com os alunos:
Este programa traduz mais de 3 milhões de palavras e expressões em inglês para português, espanhol, alemão, francês, italiano, holandês, inglês, japonês, chinês tradicional, chinês simplificado ou hebraico. Você pode fazer uma consulta online ou instalar o programa em seu computador PC. Ele funciona para páginas Web e em qualquer aplicativo do Windows. Se instalar o programa no micro, basta um clique do mouse em qualquer palavra de sua tela para saber a tradução.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
ENEM - 2011: Veja todos os detalhes!
Inscrição Enem, Prouni e Sisu 2011, Confira todos os detalhes. |
Inscrição Enem 2011 - Todos os Detalhes Posted: 20 May 2011 07:19 AM PDT Foi divulgado nessa quinta-feira, 19 de Maio, o Edital com todo o Regulamento do Enem 2011. A prova será aplicada nois dias 22(Sábado) e 23(Domingo) de Outubro, e as inscrições irão abrir às 10 da manhã da próxima segunda feira, dia 23 de Maio, indo até às 23:59 da noite do dia 10 de Junho.O candidato deverá pagar R$ 35 de taxa de inscrição, a menos que esteja no último ano do ensino médio em |
Enem, Prouni, e Sisu 2011, dúvidas. Posted: 20 May 2011 07:20 AM PDT A época de inscrição do Enem 2011 vai se aproximando e algumas dúvidas vão surgindo para os candidatos: Muitos não sabem ao certo qual é a diferença entre Enem, Prouni e Sisu. Esclareça aqui suas dúvidas:Enem - Exame Nacional do Ensino Médio - é a prova que o candidato deverá fazer para participar de tudo. A prova será aplicada em dois dias (Um sábado e um Domingo).A prova do Enem é composta por |
segunda-feira, 16 de maio de 2011
7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) - Escolas de educação básica têm até 3 de junho para inscrição
As escolas públicas da educação básica têm prazo até 3 de junho para fazer a inscrição na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Dados da coordenação da olimpíada, fechados na tarde desta sexta-feira, 13, mostram que 15.661 escolas estão inscritas, somando 7,5 milhões de estudantes.
A olimpíada tem duas provas. A primeira, com 20 questões, será aplicada em 16 de agosto em cada escola inscrita. A correção dessa prova será feita pelo professor da turma, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela Obmep. Serão classificados para a segunda etapa 5% dos alunos de cada escola, em cada nível, com melhor pontuação.
A segunda prova, com seis a oito questões, será em 22 de outubro, em centros de aplicação indicados pela Obmep. Nessa etapa, a aplicação dos testes e a correção serão feitas por educadores indicados pela coordenação da olimpíada.
Trajetória – Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas cresce em número de participantes a cada ano. Em 2005 participaram da competição 31.031 escolas públicas, 10,5 milhões de alunos com representação de 93,5% dos municípios. Em 2010 foram 44.715 escolas, 19,6 milhões de estudantes e 99,6% dos 5.565 municípios. A expectativa dos organizadores é alcançar 20 milhões de alunos em 2011.
A Obmep é promovida pelos ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo é estimular o estudo da matemática entre alunos e professores da educação básica.
Ionice Lorenzoni
Consulte a página da Obmep
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável
Divulgando:
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro abre inscrições para novo Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) passou a integrar um movimento acadêmico internacional criado para produzir uma nova geração de líderes em Desenvolvimento Sustentável. A instituição foi escolhida no Brasil para sediar o Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável, integrando uma Rede Global (The Global Master's in Development Practice Programs Network), da qual participam 22 universidades de 15 países. O edital de seleção já está com inscrições abertas e a primeira turma inicia suas aulas em agosto. A sede do Programa e todas as atividades do curso serão no Centro do Rio.
O objetivo do programa é oferecer uma formação interdisciplinar profissional para os futuros líderes no desenvolvimento sustentável, para que sejam capazes de lidar de maneira prática com problemas da atualidade desde a pobreza e controle de doenças até as alterações climáticas e a vulnerabilidade dos ecossistemas. A criação do mestrado em escala internacional foi uma recomendação da International Commission on Education for Sustainable Development Practice, que detectou a falta de profissionais em todo o mundo preparados para conceber e implementar soluções integradas que promovam o desenvolvimento sustentável.
Com duração de dois anos, o programa abrangerá disciplinas das ciências sociais, ciências da saúde, ciências naturais e de gestão. É um curso inovador que combina rigorosa formação acadêmica com experiências práticas desenvolvidas a partir de treinamentos de campo, onde os alunos são instigados a aplicar os seus conhecimentos e a formular novas práticas de desenvolvimento. Fazem parte do programa imersões na Mata Atlântica brasileira, Amazônia e África.
A Rede Global de Mestrados em Práticas em Desenvolvimento Sustentável tem apoio da Fundação MacArthur e é coordenada pela Columbia University, nos Estados Unidos, pioneira na implementação do curso, que também está sendo oferecido em instituições de ensino da África, Ásia e Europa, além da América Latina. As universidades estarão conectadas através de conferências globais, painéis de discussão, além de intercâmbio entre as instituições.
No Brasil, o programa buscou parcerias institucionais que pudessem reunir o que há de melhor em termos de expertise acadêmica nas áreas centrais do programa (ciências sociais, ciências da saúde, ciências naturais e de gestão), aumentar a representatividade e alcance geográfico do projeto e somar experiências relacionadas ao desenvolvimento em diferentes regiões brasileiras. Desta forma, o Programa da UFRRJ conta com a cooperação de quatro outras instituições: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Amapá e a Universidade Lúrio, em Moçambique.
As inscrições para o processo de seleção estão abertas até o dia 10 de junho e o Programa pretende atrair candidatos interessados em formação profissional pós-universitária no campo do desenvolvimento sustentável, seja por já atuarem nesta área em instituições públicas, privadas ou do terceiro setor ou por se identificarem profissionalmente com o tema e estarem interessados em contribuir para a construção de respostas aos desafios através da ação local.
O curso é gratuito e conta com um programa de bolsas de estudos, financiado com recursos da Fundação MacArthur.
Maiores Informações
Secretaria do Programa de Pós-graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável
Rua Anfilófio de Carvalho, 26 salas 901/902 Centro
Rio de Janeiro/RJ 20030-060
Telefone: (21) 2220-4568
E-mail: ppgpds@ufrrj.br
Site: www.uffrj.br/posgrad/ppgpds
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Educação a distância - TV Escola exibe documentário sobre a hipersexualização
De origem canadense, o documentário contém reflexões sobre a exploração da sexualidade pela mídia para estimular o consumo. Durante o programa, uma professora convidada sugere a elaboração de trabalho no qual os alunos façam a comparação do corpo apresentado nos meios de comunicação com um corpo real.
Um dos principais focos do documentário é a confusão causada em crianças e adolescentes expostos ao bombardeio de imagens eróticas exibidas nos meios de comunicação de massa. Em um trecho, o filme exibe fotos de publicações para adolescentes e de revistas pornográficas. A semelhança choca professores, pais e os próprios adolescentes.
A TV Escola pode ser sintonizada nos canais 112 da operadora Sky, 694 da Telefônica TV Digital e 123 da Via Embratel. Pode ser captada por antena parabólica analógica, na horizontal, frequência 3770, e na digital banda C vertical, frequência 3965. Outra opção é o acesso pela página eletrônica do Ministério da Educação.
Ana Guimarães
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Dia Mundial do Livro - comemorações em Portugal e um pouco por todo o mundo
- O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor comemorou-se no último sábado, 23 de Abril. Desde 1995 que, por iniciativa da UNESCO, se celebra em todo o mundo o prazer da leitura. Lisboa, Évora, Beja e Vila Franca de Xira são algumas das cidades que, em Portugal, têm actividades especiais neste dia.
Na cidade de Évora este dia comemorou-se com a estreia da peça "Uma noite na biblioteca", na Biblioteca Pública de Évora. É uma encenação de Luís Varela e conta com as interpretações de Isabel Lopes, José Carlos Faria, Victor Santos e Miguel Araújo.
Em Beja, “Mudar de Vida” é o lema que serve de mote aos festejos promovidos pela Biblioteca Municipal José Saramago. O espectáculo “Pele e Fole”, da Associação Imaginário, percorreu a cidade, intercalada por leituras ao desafio por elementos da Homlet – Companhia de Teatro da Sociedade Capricho Bejense. Haverá inúmeras actividades para grupos escolares, pais, filhos e público em geral.
No âmbito das comemorações deste dia, a Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira inaugurou no dia 21 a exposição “Vozes da Liberdade: literatura, liberdade e censura” e lança hoje o livro “A Riba do Rio Grande”, de José Bico de Matos, às 21h30.
O Dia do Livro no Mundo
Da Austrália ao México, passando pelo Paquistão, muitos serão os países que ao longo do dia de hoje assinalam esta data com inúmeras iniciativas. Na sede da UNESCO, em Paris, Beirute será oficialmente anunciado como Capital Mundial do Livro 2009.
A Escola Médica da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, inaugurou uma exposição de cartazes do Dia Mundial do Livro.
A Esplanada da Presidência Municipal de Tacamac, no México, recebeu uma maratona de leitura.
A Nigéria também não falhará as comemorações: concursos de leitura entre alunos e exposições de arte e literatura serão algumas das iniciativas empreendidas pela Comissão Nacional de Campanhas de Leitura da Nigéria.
Em Andorra-a-Velha poderá assistir-se a uma leitura pública na praça principal.
O auditório do Stoney Hall em Melbourne, Austrália, convida o filósofo e escritor Alain De Botton para um encontro com o público. “The Independent Type: Books and Writing in Victoria” é a exposição que será inaugurada no mesmo país, no estado de Victoria.
A Biblioteca Central do Paquistão organiza uma caminhada entre o Clube da Imprensa e o Concelho das Artes, em Carachi.
Já Bogotá e Medelín, na Colômbia, recebem três conferências internacionais sobre as indústrias culturais, o sector do audiovisual e os direitos de autor.
Na Bósnia-Herzegovina as comemorações do Dia Mundial do Livro juntam-se às da XXI Feira Internacional do Livro de Sarajevo, que decorre de 22 a 27 de Abril.
Em Toronto, Canadá, celebra-se o quarto centenário da primeira publicação de “Comentários Reales” de Inca Garcilaso de la Vega na Universidade da cidade.
Quem estiver em Bilbao, Espanha, e for ao café Iruña y La Granja receberá um livro.
“Campanha de sensibilização para os direitos de autor” é o título da exposição que se inaugura na Biblioteca “Alma”, na Índia.
No Reino Unido e na Irlanda o Dia Mundial do Livro comemorou-se mais cedo, a 5 de Março, onde este ano foram distribuídos mais de 13 milhões de livros nas escolas britânicas, com o intuito de promover a leitura.
A UNESCO escolheu o dia 23 de Abril para festejar o livro por se tratar de um dia emblemático para a literatura mundial. Foi a 23 de Abril que, em 1616, morreu Miguel de Cervantes e que, em 1899, nasceu Vladimir Nabokov. Neste mesmo dia também nasceu e morreu William Shakespeare, entre outros nomes que povoam as nossas estantes.
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Abertas as incrições para o primeiro Doc Futura
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Site/blog: IBGE - países
As informações "lincadas" no mapa-mundi nos dão uma visão geral do histórico de cada país, moeda, mapa, PIB, entre outras informações.
Vale conferir e visitar esse site do IBGE
"Momento lazer" - O nascimento do Zé Carioca
Para quem nunca viu, esta é uma obra prima.
CLIQUE ABAIXO E ASSISTA
Multiplicadora/Coordenadora
NTE-RJ07-Volta Redonda
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Sistema de Gestão de Bibliotecas - GNUTECA
no Portal do Software Público. O lançamento do GNUTECA, licenciado como
software livre, ocorreu na segunda-feira passada, na sede da Companhia de
Processamento de Dados do RS (Procergs), na cidade de Porto Alegre, com a
presença de representantes do Ministério do Planejamento e da Cooperativa
Solis.
O Gnuteca é um sistema para automação de todos os processos de uma
biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de
usuários. O sistema foi criado de acordo com critérios definidos a validados
por um grupo de bibliotecários e foi desenvolvido tendo como base de testes
uma biblioteca real, a do Centro Universitário Univates, onde está em
operação desde fevereiro de 2002.
Para quem esta cadastrado no Portal basta acessar a comunidade diretamente
pelo endereço
http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=30724784
O software é aderente a padrões conhecidos e utilizados por muitas
bibliotecas, como o ISIS (Unesco) e o MARC21 (LOC - Library Of Congress).
Por ter sido desenvolvido dentro de um ambiente CDS/ISIS, o Gnuteca prevê a
fácil migração de acervos deste tipo.
O sistema pode ser utilizado tanto na gestão de pequenos acervos
particulares, como para acervos de mais de 100 mil exemplares. Por ser um
software livre, e utilizar como base apenas outros softwares livres, não há
limite prático no número de estações de atendimento, ilhas para consulta ou
acesso através da Internet.
RESUMO do GNUTECA
01) Público-alvo e principais usuários: bibliotecários, órgãos do governo,
gestores de escolas e faculdades, museus e escritórios de advocacia
02) Características Técnicas: Framework Miolo, Banco PostgreSQL, PHP,
Apache, respeito ao MARC21, protocolo Z39.50, AACR2.
03) Principais funcionalidades: Atende múltiplas bibliotecas com base
integrada, respeita 100% o MARC21, totalmente WEB.
--
Fique por dentro Saerjinho: provas serão aplicadas no dia 13 de abril
No próximo dia 13 de abril, a Secretaria de Estado de Educação dá início ao Saerjinho, sistema de avaliação bimestral do processo de ensino e aprendizagem nas escolas. A partir de agora, os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio das escolas estaduais de ensino regular presencial farão, ao final de cada bimestre, provas de Língua Portuguesa e de Matemática. O objetivo é acompanhar mais de perto o rendimento dos estudantes, detectando de maneira mais ágil e fiel as dificuldades de aprendizagem.
Os resultados vão apontar a eficiência e a qualidade do trabalho desenvolvido em cada unidade escolar e serão aproveitados nas diversas instâncias do sistema de ensino. Com este retrato será possível, por exemplo, ajustar as práticas docentes à realidade dos estudantes e traçar políticas públicas de melhoria da qualidade da Educação Básica.
O Saerjinho será realizado em todas as escolas da rede, nos três turnos, no horário das aulas, sendo o professor que estiver em classe o responsável pela aplicação das provas. As escolas devem iniciar as provas uma hora após o início das aulas e fiscais acompanharão todo o processo. As provas ficarão nas escolas para correção e os professores podem usá-las como parte das avaliações em cada bimestre, atribuindo peso específico a elas.
É muito importante que os alunos participem e que toda escola esteja envolvida neste processo! Essas provas ajudarão a SEEDUC a fazer uma escola ainda melhor para todos!
Diretor, confira o manual com informações sobre essa avaliação. Clique aqui e saiba mais!
Saiba mais sobre as atribuições dos coordenadores regionais, diretores e professores clicando aqui.
Clique aqui e entenda as matrizes de referência do Saerjinho.
Especial: Ações da Educação visam aumentar o Ideb no estado
04/04/11
Dentro do planejamento estratégico da Secretaria de Estado de Educação para os próximos anos, algumas medidas foram especialmente criadas para atingir um dos mais importantes objetivos do programa: alcançar as cinco primeiras posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até 2014. O Currículo Mínimo, a Formação Continuada de Professores, o Reforço Escolar, as Avaliações Diagnósticas Bimestrais e as Estratégias de Gestão são alguns dos principais elementos que visam alavancar a educação pública estadual nos próximos anos.
O Currículo Mínimo, com seis disciplinas (Língua Portuguesa/Literatura; Matemática; História; Geografia; Sociologia e Filosofia), foi uma das primeiras ações desenvolvidas pela Seeduc no início do ano letivo de 2011. O documento será um orientador do docente, uniformizando os conteúdos em sala de aula. Além disso, o aluno tem a garantia de estar sendo preparado para avaliações como a Prova Brasil e o Enem.
- Vamos colocar todo mundo na mesma página, mas nossa expectativa é que a escola não fique só retida ao Currículo Mínimo, e sim que ela possa ir além -, disse o subsecretário de Gestão do Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Antonio Vieira de Paiva Neto.
Outra iniciativa que terá um impacto positivo no Ideb é a Formação Continuada de Professores. Está sendo programada pela Seeduc uma Formação com foco em Português e Matemática, com um módulo que abordará modernos instrumentos de avaliação. A intenção é que os professores utilizem em suas questões métodos de perguntas similares às que são realizadas na Prova Brasil.
- Muitas vezes o aluno tem uma dificuldade enorme para fazer as provas do Ideb e Saerj, porque não está acostumado com essa forma de avaliação. É importante que nós tenhamos esta percepção, e que a formação continuada aborde esta perspectiva -, afirmou Paiva Neto.
Além da Formação Continuada, outra ação que a Secretaria de Educação está utilizando para melhorar a nota dos estudantes no Ideb é Reforço Escolar. A Seeduc pretende ampliar o convênio com o Instituto Unibanco, que já implanta este suporte em algumas escolas da rede. A ideia é transferir a tecnologia do Instituto para a Seeduc, e implantar as aulas em mais unidades, nos contraturnos ou aos sábados, principalmente àquelas que apresentarem mais dificuldades.
Mais uma ação de Reforço Escolar é a reorientação do Mais Educação, programa do Ministério da Educação que tem como objetivo aumentar a oferta de atividades nas escolas públicas. O projeto será implantado em 713 unidades da rede estadual em 2011, com a determinação de realizar prioritariamente monitoramento e apoio pedagógico nas Disciplinas de Português e Matemática.
- Em primeiro lugar, estarão as oficinas de Português e Matemática, e só depois a capoeira, a banda, a fanfarra etc. Esta foi uma ação de Estado nossa -, disse o subsecretário.
Também foi anunciada, no planejamento da Seeduc, a realização de Avaliações Diagnósticas Bimestrais, que funcionarão como um termômetro da rede antes da aplicação do Ideb. O objetivo é avaliar o desempenho dos alunos bimestralmente, e monitorar o comportamento dos estudantes diante do Currículo Mínimo. Com a avaliação (chamada de Saerjinho), a Secretaria vai analisar as dificuldades de cada escola, podendo ainda direcionar o Reforço Escolar para as unidades que apresentarem os resultados mais fracos.
De acordo com Antonio Paiva Neto, o professor também poderá se apropriar desta avaliação para compor a média deste aluno.
Além das iniciativas da área pedagógica, a Seeduc também implantou Ferramentas de Gestão para aumentar o Ideb no estado. Para orientar e acompanhar a implantação do programa de Educação no Estado, 226 gestores escolares já começaram a atuar nas escolas da rede estadual. Estes profissionais receberam o treinamento de Gestão Integrada na Escola (GIDE), que irá auxiliar no planejamento dos colégios através de ações focadas em resultados.
- A organização de dados, como a taxa de reprovação, vai corrigir o fluxo do aluno (tempo que o estudante leva para cumprir cada série), e permitirá ao Estado conhecer a realidade de sua rede, que antes estava mascarada, jogando nosso Ideb para baixo -, afirmou Antonio Vieira Neto.
Outra ação que visa melhorar a gestão nas escolas é a organização da rede em 15 Diretorias Regionais Pedagógicas e Administrativas. O novo modelo de gestão vai substituir a atual estrutura, que conta com 31 Coordenadorias Regionais.
- Para que a escola tenha uma direção focada, foi pensada uma Diretoria bem próxima dela, que tenha o foco somente no planejamento pedagógico da escola.
A Secretaria de Estado de Educação administra 1.457 unidades escolares, que atendem cerca de 1,2 milhão de alunos e tem no corpo docente 78.252 professores ativos, sendo 51 mil em sala de aula.
Ações da Educação visam aumentar o Ideb no estado
quinta-feira, 31 de março de 2011
Professores terão bolsas para cursos de mestrado profissional a distância- Educação básica
Segunda-feira, 21 de março de 2011 - 14:55
O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira, 21, a concessão de bolsas de mestrado profissional a distância para professores da educação básica que lecionam em escolas públicas. O anúncio foi feito em cerimônia no Palácio do Planalto, onde a presidente da República, Dilma Rousseff, condecorou 11 educadoras com a medalha da Ordem Nacional do Mérito.
Concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), as bolsas exigem dos docentes, como contrapartida, o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de cinco anos após a conclusão do mestrado. A medida, que será formalizada por meio de portaria do Ministério da Educação, a ser publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 22, faz parte de um conjunto de ações para elevar a qualidade da educação básica, definida pelo MEC como “área excepcionalmente priorizada”.
Segundo o ministro, a intenção é que as universidades reajam à provocação feita pelo MEC e ofereçam mais cursos. “Queremos garantir o prosseguimento do estudo do professor, agora com mais que uma especialização – com um mestrado”, explicou o ministro. Os docentes poderão acumular a bolsa com seus salários.
A cada mês de março, o benefício será liberado e terá vigência máxima de 24 meses. Existe, também, a possibilidade de concessão de bolsas para mestrados presenciais, desde que em cursos aprovados pela Capes e consideradas algumas situações de interesse específico do Estado.
O não cumprimento do compromisso de cinco anos de exercício em escola pública, após o curso de mestrado a distância, implicará a devolução dos recursos. As próprias instituições de ensino vão estabelecer seus critérios de seleção. “Nada impede, entretanto, que sejam reservadas vagas para professores que já estejam em exercício”, argumentou Haddad.
Pacote - Além das bolsas, outras iniciativas se destacam quando o assunto é a qualificação de professores da educação básica: a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a expansão das universidades e dos institutos federais. Estes últimos têm, inclusive, uma reserva de vagas para ser suprida em cursos de licenciatura em matemática, física, química e biologia. A preocupação em formar professores nessas áreas também é destacada na portaria que será publicada nesta terça.
Como principal meta de qualidade, o Brasil deve atingir a nota 6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até 2021. No ano de sua última aferição, em 2009, a média brasileira era de 4,6, numa escala que vai de zero a dez.
quarta-feira, 30 de março de 2011
Educar para crescer
Livros para uma vida
| ||
(Extraído de educarparacrescer.abril.com.br) |
Editora Abril © 2011
|
Aprendendo brincando
Fonte: http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogo-da-gloria.html,
Concurso InternÉTICA 2011
Querid@s Educadores,
Estamos ampliando nossos espaços de troca e colaboração para o trabalho de promoção do uso ético e seguro da Internet no Brasil e gostaríamos muito de contar com sua ajuda.
Alguns de vocês já estiveram conosco em oficinas e palestras ou navegando pelos materiais educativos de nosso site e agora queremos muito saber de que forma os materiais estão colaborando com as atividades educativas de vocês?
Estão sendo úteis para discutir o tema na escola?
Os materiais inspiraram novos conteúdos e projetos na escola?
Ajudaram na mobilização dos educandos e seus pais?
Que tipo de atividades realizaram após as oficinas e/ou após contato com as cartilhas, filmes e quadrinhos?
Bem, para estimular esta troca entre os educadores de todo o Brasil, a Safernet, em parceria com a ChildHood e com a GVT, preparou 2 (dois) concursos para que vocês educadores e os educandos possam concorrer à diferentes prêmios como Netbooks, Ipad, máquinas fotográficas, mp4 players e filmadora.
Prêmio Internacional Educarede 2011
Forme a sua equipe de trabalho e participe!
São Paulo, 28 de março de 2011
Olá,
Você sabia que já estão abertas as inscrições para o Prêmio Internacional EducaRede, promovido pela Fundação Telefônica? O prazo final para a inscrição é o dia 2 de maio.
Este ano, pela primeira vez, é possível participar com trabalhos criados com qualquer tipo de ferramenta pedagógica ligada às TIC, como blogs, wikis, webquest, trabalhos com Google docs, speaking images, canais de podcast ou de YouTube, usos didáticos das redes sociais etc.
Para participar do concurso os alunos devem formar equipes e, com a ajuda de um professor, realizar trabalhos relacionados com as matérias do currículo escolar de seu país.
As diferentes categorias de participação estão divididas conforme a idade dos alunos, começando a partir dos três anos.
Os prêmios serão equipamentos tecnológicos de uso educativo.
Informações sobre o Prêmio Internacional Educarede, os prazos de entrega de trabalhos e as bases para inscrição podem ser consultados aqui: www.educared.org/premiointernacional.
Estamos esperando por vocês! Qualquer dúvida entre em contato:
E-mail: premiointernacional@educared.org
Skype: certamen.educared
MSN: premiointernacional
Abracos,
Equipe EducaRede
PS: Você também pode nos acompanhar pelas redes sociais:
Twitter: http://twitter.com/#!/Premio_Educared.
Facebook: http://www.facebook.com/PremioEducared.
Youtube: http://www.youtube.com/PremioEducared.
Download de softwares educacionais
O professor Ivan Scotelari está à disposição para auxiliar os colegas do grupo para a elaboração de suas avaliações através de nossos softwares.
Um abraço a todos e tudo de bom.
Prof. Ivan Scotelari.
segunda-feira, 28 de março de 2011
MAPA-MUNDI DIGITAL
Recentemente o IBGE lançou um mapa-mundi digital, com síntese,
histórico, indicadores sociais, economia, redes, meio ambiente, entre
outras curiosidades, vale a pena conferir!
http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php
Abraços,Véra Gama
quinta-feira, 24 de março de 2011
J’ACUSE !!! (Eu acuso !)
(Tributo ao professor Kássio Vinícius Castro Gomes)
« Mon devoir est de parler, je ne veux pas être complice. (Émile Zola)
Meu dever é falar, não quero ser cúmplice. (...) (Émile Zola)
Foi uma tragédia fartamente anunciada.
Em milhares de casos, desrespeito.
Em outros tantos, escárnio.
Em Belo Horizonte, um estudante processa a escola e o professor que lhe deu notas baixas, alegando que teve danos morais ao ter que virar noites estudando para a prova subsequente. (Notem bem: o alegado “dano moral” do estudante foi ter que... estudar!).
A coisa não fica apenas por aí. Pelo Brasil afora, ameaças constantes. Ainda neste ano, uma professora brutalmente espancada por um aluno. O ápice desta escalada macabra não poderia ser outro.
O professor Kássio Vinícius Castro Gomes pagou com sua vida, com seu futuro, com o futuro de sua esposa e filhas, com as lágrimas eternas de sua mãe, pela irresponsabilidade que há muito vem tomando conta dos ambientes escolares.
Há uma lógica perversa por trás dessa asquerosa escalada. A promoção do desrespeito aos valores, ao bom senso, às regras de bem viver e à autoridade foi elevada a método de ensino e imperativo de convivência supostamente democrática.
No início, foi o maio de 68, em Paris: gritava-se nas ruas que “era proibido proibir”.
Depois, a geração do “não bate, que traumatiza”. A coisa continuou: “Não reprove, que atrapalha”. Não dê provas difíceis, pois “temos que respeitar o perfil dos nossos alunos”. Aliás, “prova não prova nada”. Deixe o aluno “construir seu conhecimento.”
Não vamos avaliar o aluno. Pensando bem, “é o aluno que vai avaliar o professor”.
Afinal de contas, ele está pagando...
E como a estupidez humana não tem limite, a avacalhação geral epidêmica, travestida de “novo paradigma” (Irc!), prosseguiu a todo vapor, em vários setores: “o bandido é vítima da sociedade”, “temos que mudar ‘tudo isso que está aí’; “mais importante que ter conhecimento é ser ‘crítico’.”
Claro que a intelectualidade rasa de pedagogos de panfleto e burocratas carreiristas ganhou um imenso impulso com a mercantilização desabrida do ensino: agora, o discurso anti-disciplina é anabolizado pela lógica doentia e desonesta da paparicação ao aluno – cliente...
Estamos criando gerações em que uma parcela considerável de nossos cidadãos é composta de adultos mimados, despreparados para os problemas, decepções e desafios da vida, incapazes de lidar com conflitos e, pior, dotados de uma delirante certeza de que “o mundo lhes deve algo”.
Um desses jovens, revoltado com suas notas baixas, cravou uma faca com dezoito centímetros de lâmina, bem no coração de um professor. Tirou-lhe tudo o que tinha e tudo o que poderia vir a ter, sentir, amar.
Ao assassino, corretamente , deverão ser concedidos todos os direitos que a lei prevê: o direito ao tratamento humano, o direito à ampla defesa, o direito de não ser condenado em pena maior do que a prevista em lei. Tudo isso, e muito mais, fará parte do devido processo legal, que se iniciará com a denúncia, a ser apresentada pelo Ministério Público. A acusação penal a o autor do homicídio covarde virá do promotor de justiça. Mas, com a licença devida ao célebre texto de Emile Zola, EU ACUSO tantos outros que estão por trás do cabo da faca:
EU ACUSO a pedagogia ideologizada, que pretende relativizar tudo e todos, equiparando certo ao errado e vice-versa;
EU ACUSO os pseudo-intelectuais de panfleto, que romantizam a “revolta dos oprimidos”e justificam a violência por parte daqueles que se sentem vítimas;
EU ACUSO os burocratas da educação e suas cartilhas do politicamente correto, que impedem a escola de constar faltas graves no histórico escolar, mesmo de alunos criminosos, deixando-os livres para tumultuar e cometer crimes em outras escolas;
EU ACUSO a hipocrisia de exigir professores com mestrado e doutorado, muitos dos quais, no dia a dia, serão pressionados a dar provas bem tranqüilas, provas de mentirinha, para “adequar a avaliação ao perfil dos alunos”;
EU ACUSO os últimos tantos Ministros da Educação, que em nome de estatísticas hipócritas e interesses privados, permitiram a proliferação de cursos superiores completamente sem condições, freqüentados por alunos igualmente sem condições de ali estar;
EU ACUSO a mercantilização cretina do ensino, a venda de diplomas e títulos sem o mínimo de interesse e de responsabilidade com o conteúdo e formação dos alunos, bem como de suas futuras missões na sociedade;
EU ACUSO a lógica doentia e hipócrita do aluno-cliente, cada vez menos exigido e cada vez mais paparicado e enganado, o qual, finge que não sabe que, para a escola que lhe paparica, seu boleto hoje vale muito mais do que seu sucesso e sua felicidade amanhã;
EU ACUSO a hipocrisia das escolas que jamais reprovam seus alunos, as quais formam analfabetos funcionais só para maquiar estatísticas do IDH e dizer ao mundo que o número de alunos com segundo grau completo cresceu “tantos por cento”;
EU ACUSO os que aplaudem tais escolas e ainda trabalham pela massificação do ensino superior, sem entender que o aluno que ali chega deve ter o mínimo de preparo civilizacional, intelectual e moral, pois estamos chegando ao tempo no qual o aluno “terá direito” de se tornar médico ou advogado sem sequer saber escrever, tudo para o desespero de seus futuros clientes-cobaia;
EU ACUSO os que agora falam em promover um “novo paradigma”, uma “ nova cultura de paz”, pois o que se deve promover é a boa e VELHA cultura da “vergonha na cara”, do respeito às normas, à autoridade e do respeito ao ambiente universitário como um ambiente de busca do conhecimento;
EU ACUSO os “cabeça – boa” que acham e ensinam que disciplina é “careta”, que respeito às normas é coisa de velho decrépito,
EU ACUSO os métodos de avaliação de professores, que se tornaram templos de vendilhões, nos quais votos são comprados e vendidos em troca de piadinhas, sorrisos e notas fáceis;
EU ACUSO os alunos que protestam contra a impunidade dos políticos, mas gabam-se de colar nas provas, assim como ACUSO os professores que, vendo tais alunos colarem, não têm coragem de aplicar a devida punição.
EU VEEMENTEMENTE ACUSO os diretores e coordenadores que impedem os professores de punir os alunos que colam, ou pretendem que os professores sejam “promoters” de seus cursos;
EU ACUSO os diretores e coordenadores que toleram condutas desrespeitosas de alunos contra professores e funcionários, pois sua omissão quanto aos pequenos incidentes é diretamente responsável pela ocorrência dos incidentes maiores;
Uma multidão de filhos tiranos que se tornam alunos -clientes, serão despejados na vida como adultos eternamente infantilizados e totalmente despreparados, tanto tecnicamente para o exercício da profissão, quanto pessoalmente para os conflitos, desafios e decepções do dia a dia.
Ensimesmados em seus delírios de perseguição ou de grandeza, estes jovens mostram cada vez menos preparo na delicada e essencial arte que é lidar com aquele ser complexo e imprevisível que podemos chamar de “o outro”.
A infantilização eterna cria a seguinte e horrenda lógica, hoje na cabeça de muitas crianças em corpo de adulto: “Se eu tiro nota baixa, a culpa é do professor. Se não tenho dinheiro, a culpa é do patrão. Se me drogo, a culpa é dos meus pais. Se furto, roubo, mato, a culpa é do sistema. Eu, sou apenas uma vítima. Uma eterna vítima. O opressor é você, que trabalha, paga suas contas em dia e vive sua vida. Minhas coisas não saíram como eu queria. Estou com muita raiva. Quando eu era criança, eu batia os pés no chão. Mas agora, fisicamente, eu cresci. Portanto, você pode ser o próximo.”
Qualquer um de nós pode ser o próximo, por qualquer motivo. Em qualquer lugar, dentro ou fora das escolas. A facada ignóbil no professor Kássio dói no peito de todos nós. Que a sua morte não seja em vão. É hora de repensarmos a educação brasileira e abrirmos mão dos modismos e invencionices. A melhor “nova cultura de paz” que podemos adotar nas escolas e universidades é fazermos as pazes com os bons e velhos conceitos de seriedade, responsabilidade, disciplina e estudo de verdade.
Igor Pantuzza Wildmann
Advogado – Doutor em Direito. Professor universitário.www.dominiopublico.gov.br
Esse lugar existe!Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:
· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
· e muito mais....
Só de literatura portuguesa são 732 obras!
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Concurso InterÉtica
Considerando o seu permanente engajamento e o da Secretaria neste tema, fazemos questão de reforçar o convite para a participação de vocês para as ações que estamos desenvolvendo neste ano, além das oficinas de formação de multiplicadores.
Concurso InternÉtica
O Concurso InternÉtica 2011 tem como proposito estimular a participação dos educadores e estudantes na Promoção do uso Ético e Seguro da Internet no Brasil. O objetivo é premiar iniciativas que estimulem o debate brasileiro em torno dos temas: Ética no ciberespaço, Cidadania na rede, Sexualidade online e Segurança na Internet e demais Tecnologias de Comunicação e Informação – TIC. Este concurso prevê a realização de sugestões de aulas, dinâmicas, animações, ilustrações, vídeos e mensagens com dicas para promover um uso cada vez mais consciente e seguro das TIC no Brasil. O Concurso InternÉtica está organizado em 02 (duas) categorias diferentes: 1- Educadores; 2- Estudantes.
Confira em: http://www.safernet.org.br/concurso
Concurso Sua História e Você no SID 2012
A SaferNet e a GVT convidam para o Concurso Sua História e Você no SID 2012. O Concurso tem como propósito estimular a participação de crianças, pais e educadores, juntos, na elaboração de um Roteiro de uma História em Quadrinhos que será utilizada na próxima campanha do Dia Mundial da Internet Segura (Safer Internet Day) no ano de 2012. Os 10 vencedores terão suas obras publicadas na versão 2012 do Guia para Uso Responsável da Internet da GVT em todo o Brasil.
Confira em: http://www.safernet.org.br/site/sid2011/concurso-voce-no-sid2012
Rodrigo Nejm
Diretor de Prevenção
SaferNet Brasil
www.safernet.org.br
www.twitter.com/safernet
+55 71 3235-5910