04/04/11
Dentro do planejamento estratégico da Secretaria de Estado de Educação para os próximos anos, algumas medidas foram especialmente criadas para atingir um dos mais importantes objetivos do programa: alcançar as cinco primeiras posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até 2014. O Currículo Mínimo, a Formação Continuada de Professores, o Reforço Escolar, as Avaliações Diagnósticas Bimestrais e as Estratégias de Gestão são alguns dos principais elementos que visam alavancar a educação pública estadual nos próximos anos.
O Currículo Mínimo, com seis disciplinas (Língua Portuguesa/Literatura; Matemática; História; Geografia; Sociologia e Filosofia), foi uma das primeiras ações desenvolvidas pela Seeduc no início do ano letivo de 2011. O documento será um orientador do docente, uniformizando os conteúdos em sala de aula. Além disso, o aluno tem a garantia de estar sendo preparado para avaliações como a Prova Brasil e o Enem.
- Vamos colocar todo mundo na mesma página, mas nossa expectativa é que a escola não fique só retida ao Currículo Mínimo, e sim que ela possa ir além -, disse o subsecretário de Gestão do Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Antonio Vieira de Paiva Neto.
Outra iniciativa que terá um impacto positivo no Ideb é a Formação Continuada de Professores. Está sendo programada pela Seeduc uma Formação com foco em Português e Matemática, com um módulo que abordará modernos instrumentos de avaliação. A intenção é que os professores utilizem em suas questões métodos de perguntas similares às que são realizadas na Prova Brasil.
- Muitas vezes o aluno tem uma dificuldade enorme para fazer as provas do Ideb e Saerj, porque não está acostumado com essa forma de avaliação. É importante que nós tenhamos esta percepção, e que a formação continuada aborde esta perspectiva -, afirmou Paiva Neto.
Além da Formação Continuada, outra ação que a Secretaria de Educação está utilizando para melhorar a nota dos estudantes no Ideb é Reforço Escolar. A Seeduc pretende ampliar o convênio com o Instituto Unibanco, que já implanta este suporte em algumas escolas da rede. A ideia é transferir a tecnologia do Instituto para a Seeduc, e implantar as aulas em mais unidades, nos contraturnos ou aos sábados, principalmente àquelas que apresentarem mais dificuldades.
Mais uma ação de Reforço Escolar é a reorientação do Mais Educação, programa do Ministério da Educação que tem como objetivo aumentar a oferta de atividades nas escolas públicas. O projeto será implantado em 713 unidades da rede estadual em 2011, com a determinação de realizar prioritariamente monitoramento e apoio pedagógico nas Disciplinas de Português e Matemática.
- Em primeiro lugar, estarão as oficinas de Português e Matemática, e só depois a capoeira, a banda, a fanfarra etc. Esta foi uma ação de Estado nossa -, disse o subsecretário.
Também foi anunciada, no planejamento da Seeduc, a realização de Avaliações Diagnósticas Bimestrais, que funcionarão como um termômetro da rede antes da aplicação do Ideb. O objetivo é avaliar o desempenho dos alunos bimestralmente, e monitorar o comportamento dos estudantes diante do Currículo Mínimo. Com a avaliação (chamada de Saerjinho), a Secretaria vai analisar as dificuldades de cada escola, podendo ainda direcionar o Reforço Escolar para as unidades que apresentarem os resultados mais fracos.
De acordo com Antonio Paiva Neto, o professor também poderá se apropriar desta avaliação para compor a média deste aluno.
Além das iniciativas da área pedagógica, a Seeduc também implantou Ferramentas de Gestão para aumentar o Ideb no estado. Para orientar e acompanhar a implantação do programa de Educação no Estado, 226 gestores escolares já começaram a atuar nas escolas da rede estadual. Estes profissionais receberam o treinamento de Gestão Integrada na Escola (GIDE), que irá auxiliar no planejamento dos colégios através de ações focadas em resultados.
- A organização de dados, como a taxa de reprovação, vai corrigir o fluxo do aluno (tempo que o estudante leva para cumprir cada série), e permitirá ao Estado conhecer a realidade de sua rede, que antes estava mascarada, jogando nosso Ideb para baixo -, afirmou Antonio Vieira Neto.
Outra ação que visa melhorar a gestão nas escolas é a organização da rede em 15 Diretorias Regionais Pedagógicas e Administrativas. O novo modelo de gestão vai substituir a atual estrutura, que conta com 31 Coordenadorias Regionais.
- Para que a escola tenha uma direção focada, foi pensada uma Diretoria bem próxima dela, que tenha o foco somente no planejamento pedagógico da escola.
A Secretaria de Estado de Educação administra 1.457 unidades escolares, que atendem cerca de 1,2 milhão de alunos e tem no corpo docente 78.252 professores ativos, sendo 51 mil em sala de aula.
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